dc.description.abstract |
O presente trabalho busca entender a percepção dos gestores de empresas a respeito do
desenvolvimento das características empreendedoras em suas organizações, especificamente no
que tange ao fomento do intraempreendedorismo. Em uma sociedade globalizada, com rapidez
no trâmite de informações e de mudanças, sejam elas de opiniões ou tendências, profissionais
com autonomia para tomada de decisão são essenciais. Neste sentido, as empresas precisam
estar atentas a como gerem seu capital humano e como promovem as práticas de
desenvolvimento do intraempreendedorismo. A presente pesquisa foi realizada com um grupo
de empresários que participaram, no ano de 2019, da Escola de Negócios da Faculdade Antonio
Meneghetti. Os dados foram coletados com um questionário, contendo questões sobre
intraempreendedorismo e características comportamentais empreendedoras, que foram
analisados de acordo com o método de Análise Hierárquica de processos (AHP) segundo Saaty
(2008). A Análise é utilizada como importante ferramenta para a tomada de decisão, pois auxilia
o pesquisador a escolher entre diversas hipóteses a alternativa otimal, de modo que elenca de
forma hierárquica as múltiplas opções de escolha, permitindo identificar o posicionamento dos
respondentes sobre o tema proposto para este estudo. Os resultados obtidos indicaram lacunas
no que tange ao conhecimento dos entrevistados sobre o tema intraempreendedorismo, logo,
reflexos no modo como promovem ações de fomento em suas organizações são evidenciados. |
pt_BR |