AMF - Respositório Acadêmico

Contribuições da ferramenta Kodular para o ensino de Matemática na Educação Básica

Show simple item record

dc.contributor.author KARKOW, Hércules Affonso
dc.date.accessioned 2020-05-26T18:02:21Z
dc.date.available 2020-05-26T18:02:21Z
dc.date.issued 2019-12-10
dc.identifier.uri http://repositorio.faculdadeam.edu.br/xmlui/handle/123456789/660
dc.description.abstract Com o desenvolvimento tecnológico cada vez mais em alta e as crianças e adolescentes de hoje em dia que praticamente já nascem com um smartphone nas mãos, muitas vezes sabendo utilizálo mais do que os próprios pais, ainda assim vemos uma resistência para com a utilização dela em algumas escolas. Em específico, com aqueles professores que defendem as aulas tradicionais de forma rígida com a visão de que a tecnologia serve somente para atrapalhar. Diante deste contexto, este trabalho visou realizar um experimento de forma qualitativa com uma docente da área de Matemática e sua turma do 2º ano do Ensino Médio, de uma Escola Pública Estadual de um município da região central do Estado do Rio Grande do Sul. O intuito foi complementar a didática das aulas e aproximarem-se da realidade social atual com relação ao uso da tecnologia com a utilização da ferramenta de desenvolvimento de projetos mobile chamada Kodular, como estudo de caso. Este experimento teve como desafio analisar os impactos e as reações causados pela utilização da ferramenta pelos alunos e pela docente na disciplina de Matemática. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários com perguntas objetivas e dissertativas tanto para a turma, quando para um grupo de professores para saber a opinião deles sobre o uso de ferramentas tecnológicas nas escolas, e entrevistas com a turma de discentes e a docente. E como resultados, em linhas gerais, após o uso da ferramenta, os alunos se mostraram motivados, com um índice maior de atenção para com os conteúdos da disciplina, inferindo assim que a ferramenta complementa seu processo de aprendizagem em sala de aula e de forma resumida, é algo que foge da rotina monótona realizada em algumas escolas, se tornando algo divertido e complementar. E por parte da docente, foi possível constatar que o uso da ferramenta foi algo interessante na opinião dela, e que pretende se aprofundar e estudar mais sobre, para futuras aplicações com outras turmas de discentes por um período mais longo. Adjunto a isso, ela reportou também que, de fato, a ferramenta facilitou em ministrar os conteúdos e serviu como comparador dos resultados manuais feitos pelos alunos, passando maior segurança para eles em suas respostas. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Tecnologia pt_BR
dc.subject Crianças pt_BR
dc.subject Professores pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.title Contribuições da ferramenta Kodular para o ensino de Matemática na Educação Básica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account