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Com o desenvolvimento tecnológico cada vez mais em alta e as crianças e adolescentes de hoje
em dia que praticamente já nascem com um smartphone nas mãos, muitas vezes sabendo utilizálo mais do que os próprios pais, ainda assim vemos uma resistência para com a utilização dela em
algumas escolas. Em específico, com aqueles professores que defendem as aulas tradicionais de
forma rígida com a visão de que a tecnologia serve somente para atrapalhar. Diante deste
contexto, este trabalho visou realizar um experimento de forma qualitativa com uma docente da
área de Matemática e sua turma do 2º ano do Ensino Médio, de uma Escola Pública Estadual de
um município da região central do Estado do Rio Grande do Sul. O intuito foi complementar a
didática das aulas e aproximarem-se da realidade social atual com relação ao uso da tecnologia
com a utilização da ferramenta de desenvolvimento de projetos mobile chamada Kodular, como
estudo de caso. Este experimento teve como desafio analisar os impactos e as reações causados
pela utilização da ferramenta pelos alunos e pela docente na disciplina de Matemática. Para a
coleta de dados, foram aplicados questionários com perguntas objetivas e dissertativas tanto para
a turma, quando para um grupo de professores para saber a opinião deles sobre o uso de
ferramentas tecnológicas nas escolas, e entrevistas com a turma de discentes e a docente. E como
resultados, em linhas gerais, após o uso da ferramenta, os alunos se mostraram motivados, com
um índice maior de atenção para com os conteúdos da disciplina, inferindo assim que a
ferramenta complementa seu processo de aprendizagem em sala de aula e de forma resumida, é
algo que foge da rotina monótona realizada em algumas escolas, se tornando algo divertido e
complementar. E por parte da docente, foi possível constatar que o uso da ferramenta foi algo
interessante na opinião dela, e que pretende se aprofundar e estudar mais sobre, para futuras
aplicações com outras turmas de discentes por um período mais longo. Adjunto a isso, ela
reportou também que, de fato, a ferramenta facilitou em ministrar os conteúdos e serviu como
comparador dos resultados manuais feitos pelos alunos, passando maior segurança para eles em
suas respostas. |
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