AMF - Respositório Acadêmico

A seleção de startups - quando investir: uma aplicação da consultoria ontopsicológica empresarial

Show simple item record

dc.contributor.author OLIVEIRA, Fernando Duarte Martins de
dc.date.accessioned 2021-04-10T00:07:30Z
dc.date.available 2021-04-10T00:07:30Z
dc.date.issued 2021-02-12
dc.identifier.uri http://repositorio.faculdadeam.edu.br/xmlui/handle/123456789/700
dc.description.abstract O presente trabalho trata do uso da ciência ontopsicológica para a seleção de investimentos em startups, trazendo elementos que podem contribuir para a escolha do investidor acerca da viabilidade do investimento nessa modalidade empresarial. As startups já são uma realidade no cenário empresarial atual, pois através da inovação buscam trazer soluções tecnológicas e operacionais para diversos campos da atividade econômica e por serem empresas, geralmente jovens, porém passíveis de escalonamento, necessitam de investidores para que possam se desenvolver. As propostas que surgem aos investidores, denominados “anjo” são das mais variadas e estes precisam escolher dentre essas inúmeras empresas que surgem, da melhor maneira possível para que possam ter um retorno financeiro compatível com o risco. O objetivo geral do trabalho foi o de apontar como a Ontopsicologia pode contribuir na seleção de empreendimentos, em especial startups, complementado pelos seguintes objetivos específicos: analisar o que são startups e a forma tradicional do valuation dessas empresas, evidenciar a teoria ontopsicológica e seus principais aspectos no âmbito empresarial; analisar um caso prático com um empresário investidor que se utiliza do método ontopsicológico. Por fim a pesquisa elucidou-se através do problema de pesquisa: “como a Ontopsicologia pode contribuir na seleção de empreendimentos, em especial startups?” o qual é respondido, no entendimento do autor, ao longo do trabalho. A metodologia utilizada foi a do estudo de caso e pesquisa bibliográfica. Ao final do trabalho restou claro que a Ontopsicologia pode contribuir na seleção de empreendimentos, em especial startups, ao aportar, através da aplicação de seus instrumentos de análise, informações acerca da realidade dos sujeitos líderes do projeto em questão, subsidiando a escolha do investidor, não só no que tange a investir ou não, mas também no que compete a escolha da melhor estratégia de concretização do negócio a fim de mitigar ao máximo os riscos e potencializar ao máximo a rentabilidade possível do seu investimento. pt_BR
dc.subject Startup pt_BR
dc.subject Ontopsicologia pt_BR
dc.subject Investimento pt_BR
dc.title A seleção de startups - quando investir: uma aplicação da consultoria ontopsicológica empresarial pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account