Abstract:
Esta pesquisa apresenta como tema os argumentos da produção de Tapetes OntoArte e a Economia Criativa. O objetivo geral da pesquisa foi investigar quais são as relação de produção dos tapetes OntoArte no contexto da Economia Criativa. Após, foram elaborados objetivos específicos, a saber: a) investigar a percepção do empresário em iniciar o trabalho/negócio com os tapetes OntoArte e o porquê desta escolha; b) estudar a percepção dos jovens artesãos em produzir os tapetes OntoArte e o que diferencia este tipo de tapete dos demais produzidos também por eles; c) identificar o conhecimento que o cliente tem sobre o Tapete OntoArte e o porquê da compra; d) verificar o que motiva os clientes na compra e como percebe o diferencial destes tapetes dos demais; e) perceber a influência de um Tapete OntoArte na vida do cliente. Quanto à metodologia da pesquisa realizada, é de abordagem qualitativa, sendo um estudo exploratório, no qual participaram como sujeitos de pesquisa 12 colaboradores da empresa; 07 clientes da mesma e a empresária proprietária. Foi elaborado e aplicado um questionário específico para grupo de sujeitos, que foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. A fundamentação teórica apresenta as temáticas de Economia Criativa; Princípios de OntoArte; Tapeçaria OntoArte e as necessidades de realização do ser humano. Em relação aos resultados da pesquisa são apresentados as percepções e os significados/sentidos da relação de produção dos Tapetes OntoArte no contexto da Economia Criativa para os colaboradores, os clientes e a empresária. Estes são resultados que evidenciam o conhecimento técnico, de produção e empresarial, desenvolvido na relação de produção econômica e criativa dos Tapetes OntoArte; evidenciam também as experiências profissionais, a satisfação pessoal e profissional e a autorrealização de todos os sujeitos envolvidos no grande processo de criação de economia, além de abordar os aspectos intrincados de alta qualidade e excelência do produto na satisfação das necessidades do cliente. Portanto, esta pesquisa abarcou uma possibilidade de relação existente entre a produção dos Tapetes OntoArte no contexto da Economia Criativa, de modo a proporcionar crescimento econômico organizacional e do capital humano envolvido neste processo.