dc.description.abstract |
A formação humana sempre foi um interesse genuíno daqueles que transformavam a sua
vocação em um meio para despertar no outro o melhor de si. A Ontopsicologia resgata a
lógica do mundo da vida e do valor humano, pois restitui o homem à original e própria
humanidade. Este trabalho de conclusão de curso é uma formalização de um percurso
individual para a formação de professores em Ontopsicologia: a “fabricação” da
Ontopsicologia, como lógica de aprendizado, aplicação e ensino. Para alcançar esse
objetivo, realizou-se uma pesquisa do tipo exploratório com docentes e discentes da
Antonio Meneghetti Faculdade. Para a coleta dos dados, foram realizadas entrevistas
roteirizadas e semiestruturadas, que foram transcritas e submetidas à análise de conteúdo.
Da análise, constataram-se quatro categorias a priori, sendo dos professores: 1)
conhecimento técnico e estilo de vida; 2) vocação para a docência; 3) postura do professor
e relação professor-aluno; 4) recursos e práticas didáticas, essas categorias à luz da
Ontopsicologia. E para os alunos observou-se outras quatro categorias a priori: 1)
características de um verdadeiro professor; 2) a diferença entre professores de
Ontopsicologia/FOIL em relação a um professor que não possui essa formação; 3)
exemplos e tipos de aulas que mais tocam verdadeiramente os alunos e 4) como o aluno
vê ou percebe se o professor vive aquilo que ensina. E no final foi realizada a análise
cruzada dos professores e alunos, evidenciando a associação direta do diferencial dessa
formação. A análise dos resultados permitiu evidenciar a distinção da formação docente
e ensino da Ontopsicologia como novidade nas práticas didático-pedagógicas atuais. |
pt_BR |