Abstract:
O interesse pela aprendizagem e educação empreendedoras cresceu
significativamente na última década, estimulando novas formas de pensar sobre o indivíduo
empreendedor e o papel do ensino no seu desenvolvimento. Enquanto a formação universitária
tradicional transfere conhecimentos e saberes, a formação empreendedora busca desenvolver
o “saber ser”, o “aprender a aprender”, o “saber tornar-se” e o “saber passar à ação”, evocando
novas formas de relação e interação dos elementos envolvidos no processo de ensino e
aprendizagem. Mais do que criar e realizar uma “educação em empreendedorismo” ou uma
“educação para o empreendedorismo”, como se buscou no passado, é preciso desenvolver uma
“educação empreendedora”. Com base nessas constatações, este artigo de desenvolvimento
teórico tem o intuito de analisar a natureza da aprendizagem e educação empreendedoras,
reunindo e confrontando entendimentos sobre as suas características e especificidades a fim de
se melhor compreender o ser empreendedor e seu processo de formação. A compreensão da
natureza empreendedora e de como se manifesta o ser empreendedor pode nortear as ações a
serem realizadas com o propósito de se criar ambientes e sujeitos empreendedores, partindo-se
de uma proposta de educação empreendedora.