Abstract:
A presente pesquisa caracteriza-se por ser um estudo de caso descritivo com objetivo de
relatar como foi realizado a implementação de um modelo de gestão focado em resultados
no segmento de operações de uma rede de padarias, bem como os principais desafios e
resultados alcançados. Foi fundamentada com o uso de indicadores para melhoria no
desempenho, assim como na estrutura organizacional e na liderança como fator de
diferenciação de gestão empresarial de uma rede de sete padarias localizada no Estado do
Rio Grande do Sul, Brasil, assim como seus funcionários. Para a pesquisa, foram
coletados dados da rede e aplicado um questionário, desenvolvido pelo autor, em 43
funcionários. A partir do estudo, foi realizada uma análise estatística, principalmente de
correlação entre as respostas dos questionários com os dados de indicadores de
desempenho coletados na rede. Com a análise dos resultados obtidos, pode-se entender
que o modelo de gestão focado em resultados proporciona uma melhoria nos resultados
da empresa, e que o processo de implementação do método é a longo prazo, demandando
uma mudança de cultura na empresa, e, precipuamente, uma liderança protagonista que
imprime a dinâmica de sucesso no grupo.