dc.description.abstract |
Em virtude do cenário do Home Office, um estudo que abordasse sobre a relação colaborador e
organização nesse contexto se tornou um importante ponto a ser estudado. É nesse sentido que
o presente trabalho se alicerçou, ao buscar compreender como os profissionais que atuam nessa
modalidade se sentem engajados mesmo estando longe da empresa em que trabalham. Desse
modo, o objetivo da pesquisa foi entender qual era a percepção dos colaboradores de uma
empresa de tecnologia sobre o engajamento a partir das ações de endomarketing realizadas.
Para responder esse objetivo, a pesquisa caracterizada como qualitativa, utilizou de uma
entrevista para mapeamento de ações de endomarketing, uma entrevista para entender a visão
do líder sobre o engajamento e, entrevistas com os colaboradores. Sendo o roteiro baseado nos
autores utilizados no referencial teórico, para embasamento das definições de líder/liderança,
endomarketing e engajamento, que são as bases teóricas deste trabalho. As respostas obtidas
através das entrevistas puderam alcançar o objetivo proposto, mostrando que os colaboradores
se sentem engajados com a empresa mesmo estando no modelo híbrido, atualmente. Esse
engajamento foi elencado pela identificação com os valores da empresa e pelas ações
percebidas. Como conclusão, destaca-se a importância que se teve ao realizar este estudo, visto
que não existem muitas pesquisas relacionadas, porém o tema se mostra atual e diversas
empresas estão adotando esta modalidade de trabalho, com isso, esta pesquisa pode auxiliar
administradores, gestores ou colaboradores a como cuidar e servir as pessoas de uma
organização. |
pt_BR |