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A satisfação dos clientes é uma temática relevante, pois pessoas satisfeitas divulgam a empresa
e indicam para possíveis novos consumidores. Neste sentido, pensando sobre o viés do
cooperativismo, no qual o cooperado é dono do negócio e cliente, estando satisfeito com o
serviço prestado e produtos ofertados ele continua associado e vinculado a cooperativa. Desta
forma, o presente trabalho foi realizado em uma instituição financeira cooperativa da região
central do Rio Grande do Sul e buscou responder a problemática de pesquisa que é identificar
se o atual modelo de relacionamento e negócios desta agência satisfaz os seus cooperados. Este
assunto é pertinente e pode auxiliar na estratégia, crescimento e desenvolvimento da
cooperativa estudada. Para atingir o objetivo, utilizou-se o referencial bibliográfico pertinente
a temática, trazendo conceitos e evoluções de cooperativismo e marketing. Além disso, foi
apresentado o método Net Promoter Score (NPS) que traz uma pergunta norteadora como
fundamento de classificação das empresas de acordo com a satisfação de seus clientes. Assim,
o atual modelo de relacionamento da cooperativa foi avaliado através do NPS, por meio da
aplicação de uma pesquisa de satisfação, o qual constatou que a cooperativa estudada satisfaz
os seus cooperados de forma a encontrar-se na zonza de excelência. Porém, mesmo estando
satisfeitos, ressalta-se que a ferramenta atual de avaliação própria da cooperativa afirma que
eles possuem um nível de propensão a produtos da cooperativa considerado de médio, sendo
necessário uma avaliação futura de tal modelo. |
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