Abstract:
Este projeto nasce de uma inquietação sobre a relação entre jovens e livros, do qual nasceu o seguinte problema de pesquisa: É possível observar os efeitos da leitura literária de obras clássicas para identificar um impacto existencial nos acadêmicos? Apresento a leitura literária para evidenciar os benefícios de ler os clássicos. Apresento o projeto-base de natureza do homem conforme a ciência ontopsicológica para investigar os efeitos provocados pela leitura literária. Verifico os efeitos da leitura literária em alunos que cursam o ensino superior na Faculdade Antonio Meneghetti, no Recanto Maestro, para evidenciar um impacto existencial no que diz respeito a algumas das características do Em Si ôntico. Para tanto, realizei pesquisa bibliográfica, proposta de leitura individual, aplicação de questionário individual e entrevista em grupo e a colheita de percepções dos alunos ao lerem obras literárias clássicas. Como resultados parciais, notei um interesse significativo dos alunos em desenvolver e aprimorar o hábito de leitura, sugerindo um possível espaço em direção ao fomento da literatura nos bancos acadêmicos. E evidenciei uma inclinação positiva para reconhecer a relevância da leitura e repensar o uso do tempo livre pelos jovens.