dc.description.abstract |
O presente artigo busca verificar os impactos de oficinas de estudo para líderes de setor de uma indústria de injeção termoplástico. Foram realizados quatro encontros com seis líderes, com temática baseada no conhecimento ontopsicológico voltado para a formação de líderes. As temáticas foram: miricismo cotidiano, autossabotagem, imagem e seus efeitos, e corpo como radar de conhecimento. Metodologicamente é um estudo de abordagem qualitativa, por meio de uma observação participante. Procurou-se verificar como os líderes, através do conhecimento de uma nova abordagem, com temas que geralmente passam despercebidos no dia a dia, podem fazer a diferença, especialmente através da autorrealização, o que, automaticamente, faz a diferença no contexto de liderança de equipes. Buscou-se entender também como esse ambiente de estudo torna o líder mais protagonista e mais responsável, e como fazer, a partir do autoconhecimento, uma verificação de si mesmo e, assim, perceber qual resultado alcançou. Considera-se que isso é uma forma de tomada de consciência e que pode converter-se em uma nova lógica para ações continuas buscando, por fim, tornar-se um líder protagonista de sua própria existência, tema central deste trabalho. Os resultados obtidos com essas oficinas, mostram como o autoconhecimento, a partir de uma nova visão, pode influenciar e impactar em uma nova lógica de resultados, e que através de ações concretas, pode-se então verificar onde fazer mudanças, afim de ser mais assertivo nas decisões. Além disso, o estudo em grupo mostrou que pode ser um aliado na busca por um melhor entendimento e pela assimilação de novas temáticas. |
pt_BR |