Abstract:
Este trabalho é fruto da aplicação prática dos conhecimentos apresentados em sala de aula relacionados aos conceitos de Autoconhecimento, Liderança e Protagonismo, todos estes englobados em literaturas da Ciência e Pedagogia Ontopsicológica. O objetivo desse estudo é promover o desenvolvimento de habilidades de liderança para fomentar a cultura e o ambiente organizacional. Para isso, foram realizadas reflexões a partir de um estudo bibliográfico; e uma pesquisa aplicada, descritiva e quantitativa, por meio de um questionário próprio, tendo como amostra vinte e cinco alunos do Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM) da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos da Brigada Militar. Os resultados do questionário estão relacionados com a observância dos entrevistados sobre questões como: a aplicação dos conhecimentos no ambiente de trabalho, a pedagogia ontopsicológica na formação policial, como ocorrem os relacionamentos e a comunicação na instituição, etc. Como método foi realizada uma investigação aplicada, de natureza descritiva e de abordagem quantitativa, com revisão teórico bibliográfica, e aplicação de um questionário com vinte e cinco participantes. Foi possível concluir que ainda é escassa a formação para lideranças em diferentes organizações, incluindo a Brigada Militar e evidenciou-se a importância da pedagogia ontopsicológica como ferramenta de formação humanista.