dc.description.abstract |
O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência das atividades que fizeram parte do projeto de extensão da disciplina de “Pedagogia Ontopsicológica”do Bacharelado em Ontopsicologia da Antonio Meneghetti Faculdade - AMF. O projeto “Vivência prática com docentes e discentes na rede municipal de ensino: formação para a vida” foi realizado em uma escola, em um município na região do Vale do Rio Pardo, RS. A metodologia utilizada no projeto ocorreu com quatro encontros temáticos com jovens/ discentes de 13 a 16 anos e quatro encontros com docentes. As ações possibilitaram discussões e reflexões com temáticas disponíveis nas obras de Meneghetti (1936-2013). A dimensão do estudo configurou introduzir a importância dos diferentes conhecimentos através da Pedagogia Ontopsicológica, por utilizar a Ontopsicologia como uma ciência epistêmica, a qual faz a relação de conhecimento entre o sujeito e o objeto. Com isso, foi usado um estudo qualitativo exploratório e estudos de grupo com docentes e discentes. Conforme esses dados foram possíveis introduzir de que maneira aspectos da ciência ontopsicológica pode contribuir com os docentes e discentes na questão do preparo para a vida, sendo que, o escopo prático da pedagogia ontopsicológica é formar os sujeitos para serem protagonistas da própria vida. Ficou evidente que, com os relatos obtidos de ambos, que com novos saberes lapidados na formação de novas práticas didáticas pedagógicas, e que através de uma pedagogia funcional proposta com um novo olhar sobre a pedagogia contemporânea como uma forma orientada de ser, saber e fazer, é possível tornar-se um profissional formador de outros seres humanos. |
pt_BR |