dc.contributor.author |
OLIVEIRA, Belino Eduardo de |
|
dc.date.accessioned |
2024-02-03T15:11:00Z |
|
dc.date.available |
2024-02-03T15:11:00Z |
|
dc.date.issued |
2023-12 |
|
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/123456789/859 |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho de pesquisa trata-se de um estudo teórico e aplicado que buscou compreender como a Pedagogia Ontopsicológica pode contribuir para o desenvolvimento da ambição e da garra em jovens estudantes universitários, tendo como referencial teórico principal a Pedagogia Ontopsicológica formalizada pelo Acadêmico Professor Antonio Meneghetti e alguns conceitos da Psicologia Positiva. O objetivo da Pedagogia Ontopsicológica, segundo Meneghetti é educar o sujeito a fazer e a saber a si mesmo: fazer uma pedagogia de si mesmo como pessoa líder no mundo, educar um Eu lógico-histórico com capacidades e condutas vencedoras. Na parte do método a pesquisa se constitui em uma pesquisa de abordagem quali-quanti, método misto e exploratória, com participação de 53 jovens estudantes ingressantes em Curso de Graduação no primeiro semestre de 2023 em uma instituição de ensino superior privada localizada na Região Central do estado do Rio Grande do Sul. Trabalhou-se com a aplicação da Escala de Garra, conforme Duckworth (2016) para estudar a relação entre os constructos de garra e ambição dos jovens. Durante esses anos de pesquisa, encontramos que a Pedagogia Ontopsicológica devolve à pedagogia a dignidade de ser função ao constante desenvolvimento e constante evolução criativa do ser humano enquanto projeto de natureza que se constrói responsavelmente em seu contexto existencial. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia ontopsicológica |
pt_BR |
dc.subject |
Ambição |
pt_BR |
dc.subject |
Garra |
pt_BR |
dc.subject |
Jovens estudantes universitários |
pt_BR |
dc.subject |
Ontopsicologia |
pt_BR |
dc.title |
Como a pedagogia ontopsicológica pode contribuir para o desenvolvimento da ambição e da garra em jovens estudantes universitários |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |