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O presente trabalho se debruça sobre uma questão essencial para a gestão empresarial: a gestão de talentos e seus aspectos de formação e retenção, em especial daqueles pertencentes à Geração Z. A partir de entrevistas, foi feita uma investigação no Recanto Maestro, um distrito no Rio Grande do Sul que se volta para formação de pessoas e abriga diversas empresas. A pesquisa se direciona, então, para os gestores das empresas situadas no Recanto Maestro e como é feita a formação e retenção dos colaboradores oriundos da Antonio Meneghetti Faculdade, instituição de ensino superior situada também no distrito. Foram discutidas, a partir disto, estratégias de retenção e os posicionamentos tanto do gestor quanto do jovem, que deve ter mentalidade e atitude funcionais para se desenvolver em contribuição com o projeto empresarial do negócio em que atua. A pesquisa mostrou que os gestores estão atentos às novas demandas apresentadas pela Geração Z e que há um engajamento para atrair e reter os jovens desta geração. No mais, se viu que aspectos comportamentais e de mentalidade costumam ser tão ou mais valorizados do que aspectos técnicos e que os gestores têm adequado processos e modelos para melhorar a funcionalidade do ambiente de trabalho com o novo perfil de colaborador. |
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