dc.description.abstract |
Na perspectiva ontopsicológica, a aprendizagem emerge da introspecção, com o indivíduo interpretando o externo conforme seu potencial inato. A Pedagogia Ontopsicológica orienta jovens a alinhar sua carreira profissional com seu projeto de vida, promovendo autonomia e liderança pessoal e social. A formação integral dos jovens é essencial, abrangendo aspectos como responsabilidade, autonomia, vontade, iniciativa e trabalho em equipe. A Fundação Antonio Meneghetti exemplifica essa abordagem com seu projeto "Cultivando o Saber Fazer", que oferece experiências práticas em olericultura, fruticultura, floricultura, arte floral, paisagismo e jardinagem, para jovens, ajudando-os a desenvolver habilidades e integrar-se ativamente à sociedade. A partir da percepção do potencial pessoal e a análise do desenvolvimento de habilidades, este trabalho tem como objetivo caracterizar os participantes do projeto e traçar seu perfil conforme as cinco dimensões do Teste Forma Mentis. Como principais resultados observam-se: o projeto proporcionou um aumento na independência financeira para os pesquisados; os jovens valorizam a educação e apresentam alta responsabilidade, embora haja diferenças na percepção sobre liderança e tomada de decisões; o grupo a mais tempo no projeto tende a ser mais tradicional e procedimental, enquanto o grupo com menos tempo no projeto é mais inclinado à inovação; o projeto tem um impacto positivo no desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes; o projeto é importante para apoiar os jovens em sua formação e transição para a vida adulta. |
pt_BR |