Abstract:
Este estudo é uma investigação de campo que utiliza abordagens quantitativas e qualitativas, conduzida com oitenta e sete alunos do curso de Sistemas de Informação da Antonio Meneghetti Faculdade (AMF). O objetivo principal é examinar os fatores motivacionais na perspectiva dos alunos em relação ao mercado de trabalho tecnológico. A escala Multidimensional Work Motivation Scale (MWMS) foi aplicada por meio de uma pesquisa eletrônica, que foi enviada e divulgada aos participantes através da coordenação do curso, grupos de disciplinas e acadêmicos, divulgação em salas de aula e marketing orgânico. O estudo foi complementado por oito entrevistas semiestruturadas com profissionais de tecnologia de uma empresa localizada no Recanto Maestro/RS, discutidas a partir da técnica de análise temática. Como resultado, descobriu-se que esses trabalhadores são principalmente motivados pela Motivação Autônoma, seguida pela Motivação Controlada. É importante destacar que o fator Desmotivação não foi observado no grupo de estudantes e profissionais estudados. Sentimentos de conexão com o core business, como sentimentos de autonomia e competência, bem como a motivação para aprender e adquirir conhecimento, foram identificados como características marcantes desses acadêmicos e profissionais. Eles valorizam as relações de trabalho e estudo em todos os níveis e são estimulados pela sensação de liberdade psicológica. Esses indivíduos gostam de competir e resolver problemas complexos, são motivados pelos sentimentos de autoestima e autopercepção social e profissional, bem como pelo reconhecimento de suas habilidades. O estudo revela um perfil de profissional/estudante que precisa se sentir competente, que busca superar os outros e a si mesmo, ou seja, ser reconhecido além das barreiras institucionais. Recomenda-se que a motivação e a Ontopsicologia sejam trabalhadas no contexto organizacional, de liderança e individual, de forma integrada, incluindo mais elementos que possam impulsionar o bem-estar do trabalhador e, consequentemente, melhorar os resultados organizacionais.