Abstract:
O presente estudo tem como principal foco abordar como as vivências internacionais dos acadêmicos da Antonio Meneghetti Faculdade (AMF) refletem o propósito formativo do pilar da internacionalidade, uma das cinco dimensões presentes no contexto de formação da AMF. O objetivo geral é verificar se as vivências internacionais dos acadêmicos da AMF refletem o propósito formativo do pilar da internacionalidade. Para tanto, definiram-se os seguintes objetivos específicos (I) Descrever o propósito formativo do pilar da internacionalidade na Antonio Meneghetti Faculdade; (II) Analisar a relevância do pilar da internacionalidade na formação acadêmica, com ênfase na Antonio Meneghetti Faculdade; (III) Avaliar, com base às respostas de um questionário, se as vivências internacionais dos acadêmicos da Antonio Meneghetti Faculdade refletem o propósito formativo do pilar da internacionalidade. Abordar o contexto do pilar da internacionalidade como contributo na formação acadêmica dos alunos da Antonio Meneghetti Faculdade justifica-se porque se identificou a necessidade de conhecer a partir de relatos vivenciais dos alunos como o contato com um ambiente formativo de caráter internacional pode contribuir em cultura e formação humanista, relativização dos estereótipos e a qualificação de competências competitivas. O presente estudo consiste em pesquisa de caráter descritivo-exploratória, com resultados tratados de maneira quali-quantitativa, a partir da coleta de dados mediante questionário online via Google Forms. Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa e da análise das informações, foi possível, por fim considerar que o pilar da internacionalidade da AMF é um diferencial importante na formação acadêmica dos seus alunos, preparando-os para desafios profissionais e aumento de personalidade, para que possam contribuir de forma autêntica e responsável em um mundo multicultural e interconectado.