Abstract:
Durante as últimas décadas, o teatro foi identificado como um importante instrumento de conhecimento sobre o ser humano, por operadores de diferentes abordagens científicas. Esta pesquisa aprofunda o conhecimento sobre a psicotea, de Antonio Meneghetti, mais especificamente sobre o processo de tomada consciência que este instrumento de intervenção consente aos seus participantes. O modo como cada pessoa responde à vivência da psicotea é singular, na medida em que é convidada a se colocar em crise, diante dos encantos ou desafios que a prática ou a atuação teatral proporciona, quando orientada ou dirigida por um operador que intenciona trazer à tona, sobre o palco, as dinâmicas inconscientes de quem atua ou assiste. Neste contexto, o presente trabalho propõe um enfoque nos processos de compreensão dos participantes de uma psicotea sobre o que é elaborado internamente a partir dessa experiência, uma vez que este instrumento de intervenção se utiliza do teatro para tornar visíveis dinâmicas antes desconhecidas ou escondidas do sujeito, e pode ocasionar mudanças de posicionamento psicológico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que tem o objetivo de apresentar os elementos que estabelecem os processos de tomada de consciência de atores e espectadores após a participação de uma psicotea. Para isso, procedeu a aplicação de três questionários aos participantes, após as três fases do instrumento de intervenção. Para a análise dos questionários, foram estabelecidos eixos temáticos que permitiram identificar quais são os elementos que proporcionam os processos de tomada de consciência aos participantes de uma psicotea