Abstract:
Esta pesquisa tem como objetivo geral refletir como o campo semântico e a comunicação não verbal podem ser utilizados como instrumentos para aprimorar a relação comercial. Fundamentado na ciência ontopsicológica, desenvolvida por Antonio Meneghetti, o estudo explora como a comunicação inconsciente, anterior aos cinco sentidos, pode ser um recurso estratégico nas relações de venda. Por meio de uma abordagem qualitativa, com entrevistas semi-estruturadas realizadas com profissionais da área comercial, a pesquisa abordou a importância da percepção organísmica e da leitura do campo semântico para uma interação mais eficaz entre vendedor e cliente. Os resultados indicam que a utilização das diretivas permite aos vendedores uma compreensão mais profunda das intenções e necessidades dos clientes, otimizando a abordagem comercial. O estudo ainda propõe diretivas práticas que podem ser aplicadas pelos profissionais de vendas para aumentar sua eficácia, destacando a importância da exatidão organísmica e do alinhamento entre comunicação verbal e não verbal e o campo semântico. Assim, esta pesquisa contribui tanto para o campo acadêmico, ao aprofundar a aplicação do campo semântico nas vendas, quanto para a prática comercial, oferecendo novas perspectivas diretivas para vendedores que buscam melhorar sua performance.