Abstract:
A educação desempenha um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento dos alunos. No entanto, os anos da pandemia de COVID-19 causaram um impacto significativo na estrutura educacional no Brasil, resultando em falta de socialização e aumento de problemas psicológicos entre os estudantes. Diante desse contexto desafiador, o objetivo deste estudo foi investigar se os alunos de uma escola pública da rede estadual do Rio Grande do Sul, que possuem entre 11 a 18 anos de idade, possuam um pensamento de sucesso, que assim possam revelar uma sensibilidade liderística. Para atingir esse propósito, utilizamos um questionário adaptado das Características Comportamentais do Empreendedor (CCE’s) de McClelland (Mansfield, et al., 1972). Além disso, conduzimos um estudo histórico sobre a educação de jovens e exploramos a abordagem teórica ontopsicológica de Antonio Meneghetti, a fim de aprofundar nossa análise das diferentes fases do desenvolvimento da mentalidade humana e dos principais estereótipos associados à juventude. A interpretação dos resultados obtidos nessa pesquisa fornece uma compreensão mais clara de como os alunos encaram seu próprio futuro, permitindo a identificação de medidas que possam ser implementadas para promover seu crescimento pessoal e acadêmico. Essa investigação se mostra relevante, uma vez que oferece insights valiosos para aprimorar as estratégias de ensino, especialmente em cenários desafiadores como o da pandemia, e contribui significativamente para o desenvolvimento de abordagens que impulsionem o sucesso dos estudantes