Abstract:
Este Trabalho de Conclusão de Curso, no formato de artigo científico, discute a respeito de aspectos que se fazem prioritários no mundo contemporâneo para uma formação integral dos jovens, e em nosso, caso, os jovens administradores. Abordaremos premissas para uma formação integral, uma formação ao saber fazer de fato, uma formação que permitirá construir a identidade de um profissional que integra, sem sua prática, a ação empresarial, a gestão, a liderança e tantos resultados para o contexto social e a vida de muitas pessoas. Dessa forma, estes fatores primeiramente devem ser trabalhados no próprio administrador em formação ou profissional. As premissas abordadas objetivam permitir a construção de uma formação ao mesmo tempo sólida e flexível para a entrada no mercado de trabalho. Como metodologia empregou-se um estudo teórico acerca do assunto proposto, e discussão teórica entre estudos e autores que vêm a confirmar a proposta desta pesquisa, uma vez que se baseiam em pesquisas de campo já realizadas no Brasil e fora dele, com jovens em formação, jovens profissionais, competências e conhecimentos necessários à prática, em meio às novas configurações do mundo do trabalho, economia, política, sociedade e relações humanas. Como aspectos de resultados, salienta-se a necessidade de uma formação do tipo Life Long Learning, o aprender a aprender, durante a vida, bem como o responsabilizar-se por si, desde cedo, para construir sua autonomia e efetivar possibilidades de crescimento pessoais e profissionais.