Abstract:
Este artigo, elaborado como trabalho final de pós-graduação, tem como objetivo geral analisar a figura do líder sob a perspectiva ontopsicológica, buscando compreender como a habilidade liderística inata, oferecida pela vida, é aprimorada por meio do desenvolvimento pessoal do líder. Para alcançar um desdobramento eficaz, utilizou-se uma abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso com uma figura altamente relevante no meio empresarial, que lidera uma empresa proeminente no ramo de máquinas e peças agrícolas, com uma história consolidada de mais de 43 anos de atuação na região central do Estado do Rio Grande do Sul. O problema prático identificado foi como pessoa pode desenvolver seu potencial natural de liderança por meio da prática empresarial. A partir desta questão, foram abrangidas indagações sobre o core business, a intuição e suas implicações práticas, bem como a sua materialização tangível no negócio, na rotina diária e na formação técnica e humana. Além de uma entrevista com o líder da empresa e observação in loco do negócio, foi realizada uma revisão bibliográfica, seguida de uma análise segundo o referencial teórico adotado e da própria percepção dos autores. A análise dos dados coletados foi fundamentada em obras da ciência ontopsicológica aplicada à liderança e empresa, à formação do líder, assim como no histórico do líder e na formação dos colaboradores como diferencial mercadológico. Verificou-se que existe uma identificação do líder com o negócio e que ocorreram reformulações e medidas estratégicas que garantiram a expansão do seu projeto e, ao mesmo tempo, a construção do seu perfil pessoal como líder. Constatou-se, também, que a construção pessoal como líder reforçou a identidade empresarial e influenciou positivamente no alcance dos resultados almejados.