Abstract:
As empresas encaram desafios significativos ao lidar com a juventude de nosso tempo, cujas visões e prioridades, em relação ao trabalho, diferem das gerações anteriores. Compreender a identidade individual desses jovens e reconhecer a identidade da empresa torna-se fundamental para atrair e reter talentos, alinhando ambas as identidades em prol dos objetivos organizacionais. O objetivo desta pesquisa é verificar a possibilidade de conciliar a identidade do jovem e a do negócio, baseando-se no referencial teórico da Escola Ontopsicológica, e buscando ressaltar os benefícios que esse conhecimento pode trazer para as empresas. Optou-se por uma abordagem qualitativa, com base no livro Psicologia Empresarial, de Antonio Meneghetti, especialmente, utilizando-se o capítulo 40, “Identidade, Sociedade e Ação”. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa com 18 jovens em uma indústria de pequeno porte, por meio de um questionário com questões abertas e fechadas, respondidas por meio do Google Forms, e uma entrevista com o líder da empresa. Por meio das informações coletadas pode-se levantar as relações entre a identidade do líder, do negócio e dos colaboradores jovens. A pesquisa revelou a importância do conhecimento da ciência Ontopsicológica para promover as relações de sucesso dos indivíduos e do negócio. Com a pesquisa, espera-se auxiliar as empresas a potencializar os seus resultados, aproveitando o potencial de conhecimento e inovação dessa nova geração e considerando, para tal, os pressupostos da Escola Ontopsicológica e os ensinamentos apresentados por Antonio Meneghetti.