AMF - Respositório Acadêmico

Inglês na educação superior: percepções discentes e abordagens formativas na AMF a partir da metodologia FOIL e da pedagogia translíngue

Show simple item record

dc.contributor.author FABRI, Ana Sophia
dc.date.accessioned 2025-07-07T18:16:44Z
dc.date.available 2025-07-07T18:16:44Z
dc.date.issued 2025-05-24
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/956
dc.description.abstract O presente artigo analisa como a disciplina de Língua Inglesa é percebida por discentes dos cursos de Administração e Direito da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF), à luz da metodologia FOIL (Formação Ontopsicológica Interdisciplinar e Liderística) e da pedagogia translíngue. A investigação parte da análise de dados qualitativos e quantitativos provenientes das avaliações da Comissão Própria de Avaliação (CPA) realizadas entre 2022 e 2023. Por meio dessa escuta institucional, foram observadas oscilações significativas nas percepções discentes, associadas não apenas ao conteúdo, mas principalmente à abordagem pedagógica utilizada. Identificou-se que estratégias didáticas mais práticas, dialógicas e alinhadas às realidades dos estudantes geram maior engajamento. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com análise de conteúdo das avaliações escritas, além de levantamento quantitativo de médias de satisfação. Os resultados indicam que a valorização da língua inglesa no contexto da AMF está diretamente relacionada à qualidade da mediação docente e à articulação com os pilares da formação integral propostos pela metodologia FOIL. Conclui-se que o ensino de idiomas no ensino superior deve transcender o tecnicismo, assumindo um papel formativo, cultural e crítico na constituição do sujeito. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Internacionalização pt_BR
dc.subject Ensino de Língua Inglesa pt_BR
dc.subject FOIL pt_BR
dc.subject Pedagogia Translíngue pt_BR
dc.subject Avaliação Institucional pt_BR
dc.title Inglês na educação superior: percepções discentes e abordagens formativas na AMF a partir da metodologia FOIL e da pedagogia translíngue pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account