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O presente artigo analisa como a disciplina de Língua Inglesa é percebida por discentes dos cursos de Administração e Direito da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF), à luz da metodologia FOIL (Formação Ontopsicológica Interdisciplinar e Liderística) e da pedagogia translíngue. A investigação parte da análise de dados qualitativos e quantitativos provenientes das avaliações da Comissão Própria de Avaliação (CPA) realizadas entre 2022 e 2023. Por meio dessa escuta institucional, foram observadas oscilações significativas nas percepções discentes, associadas não apenas ao conteúdo, mas principalmente à abordagem pedagógica utilizada. Identificou-se que estratégias didáticas mais práticas, dialógicas e alinhadas às realidades dos estudantes geram maior engajamento. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com análise de conteúdo das avaliações escritas, além de levantamento quantitativo de médias de satisfação. Os resultados indicam que a valorização da língua inglesa no contexto da AMF está diretamente relacionada à qualidade da mediação docente e à articulação com os pilares da formação integral propostos pela metodologia FOIL. Conclui-se que o ensino de idiomas no ensino superior deve transcender o tecnicismo, assumindo um papel formativo, cultural e crítico na constituição do sujeito. |
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