Abstract:
Pressões para a transição a uma economia mais justa têm levado empresas a divulgarem suas principais práticas de sustentabilidade. No entanto, recentes escândalos têm revelado que nem sempre o conteúdo divulgado é condizente com a realidade, comportamento caracterizado como greenwashing. Partindo da visão ontopsicológica, as informações meméticas são aquelas que, não consentindo a reversibilidade de coincidência, têm um fim em si mesmas. Este estudo analisa o discurso de sustentabilidade de duas empresas comprovadas por praticarem greenwashing. Os dados de relatórios de sustentabilidade são analisados e trechos contendo comunicação sobre suas ações são categorizados a partir das estratégias discursivas empregadas. Os resultados demonstram o uso frequente de narrativas dramáticas, onde as empresas se colocam como “heróis”, destacando valores sociais e valores de honra para a sociedade, bem como o uso repetitivo de slogans através de apelos generalistas. O trabalho destaca como o discurso de sustentabilidade pode se tornar um meme, feito para alimentar a si mesmo e sem contato com a realidade. Cabe ao líder, portanto, saber como a lógica memética opera e manter-se em constante desenvolvimento ao próprio escopo de funcionalidade e evolução criativa.