Abstract:
A realidade aumentada possibilita a visualização do mundo real sobreposto por entidades digitais. Esta tecnologia estabelece uma nova forma de interação humano-computador. O seu crescente uso vem abrindo possibilidades para as empresas investirem cada vez mais em marketing digital a fim de divulgar seus produtos e/ou serviços. Entretanto, nem todas empresas conhecem ou possuem os recursos necessários para implementar tal tecnologia. Este trabalho visa mostrar como criar marketing interativo, que chame a atenção de seu público alvo, baseado em um banner interativo utilizando dispositivos móveis. O trabalho foi dividido em pesquisa e produto. O método de pesquisa utilizado foi o de uma pesquisa qualitativa. Caracterizando-se por uma pesquisa experimental, através de um questionário via Google Forms, respondido por empresas da região da Quarta Colônia e Santa Maria. Para desenvolver o produto foi utilizada a plataforma Unity, com a linguagem de programação C#. Os resultados da pesquisa foram muito positivos, onde os respondentes demonstraram interesse na utilidade do projeto proposto. Com relação ao produto, foi desenvolvido um protótipo do aplicativo para a plataforma Android, apresentando algumas funcionalidades de realidade aumentada.