Abstract:
O interesse pela educação empreendedora cresceu significativamente nos últimos anos, estimulando novos estudos
e entendimentos sobre o ser empreendedor e o papel do ensino no seu desenvolvimento. Nas últimas décadas,
pesquisas sobre empreendedorismo avançaram em termos de visibilidade e importância, porém o tema da educação
empreendedora ainda carece de uma discussão mais sólida, que auxilie no seu amadurecimento, norteamento e
disseminação de forma mais eficaz. A fim de contribuir nessa direção, este estudo teve como objetivo analisar o
desenvolvimento da mentalidade e do comportamento empreendedores em alunos e professores de graduação de
uma instituição privada de ensino superior, por meio da educação empreendedora voltada para o empreender como
uma forma de ser, saber e fazer. Para alcançar esse objetivo, realizou-se um estudo qualitativo e quantitativo, do
tipo exploratório, com base em pesquisa teórico-empírica e triangulação dos dados. A primeira etapa da pesquisa,
denominada pesquisa informal, identificou os docentes que, na visão dos alunos, desenvolvem atividades singulares
em sala de aula. A partir da pesquisa informal, realizada com 249 alunos, foram selecionados os quatro docentes
mais mencionados em cada curso, totalizando 12 docentes, para a realização de entrevistas, que utilizou um roteiro
semiestruturado. Para a análise qualitativa dos dados, empregou-se o método da análise de conteúdo (BARDIN,
2011). Dessa análise, emergiram seis categorias não a priori: natureza da educação empreendedora; o papel e
função do professor; novas metodologias e práticas didático-pedagógicas; educação centrada no aluno; empreender
como forma de ser, saber e fazer; e resultados da educação empreendedora. Para a abordagem quantitativa, foram
aplicados o questionário de características comportamentais empreendedoras (CCE’s), desenvolvido por
McClelland (MANSFIELD et. al., 1987), e o questionário forma mentis para analisar as dimensões da mentalidade
empreendedora, desenvolvido por Mencarelli (2014). Responderam aos instrumentos da abordagem quantitativa
427 alunos e os 12 docentes entrevistados na abordagem qualitativa, e os dados foram analisados a partir de testes
estatísticos. Por fim, realizou-se a triangulação dos dados provenientes das abordagens qualitativa e quantitativa. A
análise dos resultados permitiu evidenciar iniciativas de educação empreendedora identificadas tanto nos relatos dos
alunos, obtidos por meio da pesquisa informal, quanto nas entrevistas, realizadas com os professores. Pode-se
verificar, seja nas falas dos docentes, seja dos discentes, as características e especificidades da natureza da educação
empreendedora, os novos papéis e funções que os alunos e professores assumem com ela e as novas metodologias e
práticas didático-pedagógicas voltadas à formação empreendedora. Além disso, o relatos obtidos com os docentes e
discentes evidenciam também os resultados buscados e alcançados por ambos, a partir de uma educação
empreendedora não apenas orientada à transmissão e aquisição de conhecimentos, mas sobretudo voltada ao
empreender como uma forma de ser, saber e fazer. Esses resultados da abordagem qualitativa foram corroborados
pelos resultados da abordagem quantitativa, que identificaram e quantificaram nos professores e alunos as
dimensões da mentalidade empreendedora e as características do comportamento empreendedor. Para a
triangulação dos dados, foram cruzadas as expectativas dos alunos em relação à educação empreendedora,
identificadas a partir da pesquisa informal, com a visão dos professores em relação à formação empreendedora e
seu papel como docentes, provenientes da análise de conteúdo, associadas às características comportamentais e
mentalidade empreendedoras dos docentes obtidas por meio dos questionários. Foram ainda cruzados os resultados
esperados pelos docentes em relação à formação empreendedora dos alunos, provenientes da análise de conteúdo,
com os resultados alcançados pelos alunos, verificados tanto nos depoimentos da pesquisa informal quanto nas
características comportamentais e mentalidade empreendedoras mensuradas por meio dos questionários. Os
resultados obtidos com essa triangulação evidenciaram associações diretas entre as expectativas dos alunos em
relação à educação empreendedora, os resultados que têm obtido, as intensidades das dimensões da mentalidade e
características comportamentais empreendedoras, com aquilo que os professores buscam desenvolver nos alunos, o
que e como fazem para isso, os resultados que têm alcançado também para si mesmos e as dimensões da
mentalidade empreendedora e características comportamentais empreendedoras aferidas entre os docentes.
Demonstra-se promissora, a partir desta pesquisa, a busca de maneiras de aperfeiçoamento da educação
empreendedora no ensino superior. Há ainda grande espaço de entendimento e contribuição por meio de estudos
teóricos e empíricos, não apenas para o desenvolvimento do conhecimento científico, mas também por sua grande
aplicabilidade prática no contexto econômico e social.