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Empreender como uma forma de ser, saber e fazer: o desenvolvimento da mentalidade e do comportamento empreendedores por meio da educação empreendedora.

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dc.contributor.author SCHAEFER, Ricardo
dc.date.accessioned 2019-05-13T22:28:37Z
dc.date.available 2019-05-13T22:28:37Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/430
dc.description.abstract O interesse pela educação empreendedora cresceu significativamente nos últimos anos, estimulando novos estudos e entendimentos sobre o ser empreendedor e o papel do ensino no seu desenvolvimento. Nas últimas décadas, pesquisas sobre empreendedorismo avançaram em termos de visibilidade e importância, porém o tema da educação empreendedora ainda carece de uma discussão mais sólida, que auxilie no seu amadurecimento, norteamento e disseminação de forma mais eficaz. A fim de contribuir nessa direção, este estudo teve como objetivo analisar o desenvolvimento da mentalidade e do comportamento empreendedores em alunos e professores de graduação de uma instituição privada de ensino superior, por meio da educação empreendedora voltada para o empreender como uma forma de ser, saber e fazer. Para alcançar esse objetivo, realizou-se um estudo qualitativo e quantitativo, do tipo exploratório, com base em pesquisa teórico-empírica e triangulação dos dados. A primeira etapa da pesquisa, denominada pesquisa informal, identificou os docentes que, na visão dos alunos, desenvolvem atividades singulares em sala de aula. A partir da pesquisa informal, realizada com 249 alunos, foram selecionados os quatro docentes mais mencionados em cada curso, totalizando 12 docentes, para a realização de entrevistas, que utilizou um roteiro semiestruturado. Para a análise qualitativa dos dados, empregou-se o método da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Dessa análise, emergiram seis categorias não a priori: natureza da educação empreendedora; o papel e função do professor; novas metodologias e práticas didático-pedagógicas; educação centrada no aluno; empreender como forma de ser, saber e fazer; e resultados da educação empreendedora. Para a abordagem quantitativa, foram aplicados o questionário de características comportamentais empreendedoras (CCE’s), desenvolvido por McClelland (MANSFIELD et. al., 1987), e o questionário forma mentis para analisar as dimensões da mentalidade empreendedora, desenvolvido por Mencarelli (2014). Responderam aos instrumentos da abordagem quantitativa 427 alunos e os 12 docentes entrevistados na abordagem qualitativa, e os dados foram analisados a partir de testes estatísticos. Por fim, realizou-se a triangulação dos dados provenientes das abordagens qualitativa e quantitativa. A análise dos resultados permitiu evidenciar iniciativas de educação empreendedora identificadas tanto nos relatos dos alunos, obtidos por meio da pesquisa informal, quanto nas entrevistas, realizadas com os professores. Pode-se verificar, seja nas falas dos docentes, seja dos discentes, as características e especificidades da natureza da educação empreendedora, os novos papéis e funções que os alunos e professores assumem com ela e as novas metodologias e práticas didático-pedagógicas voltadas à formação empreendedora. Além disso, o relatos obtidos com os docentes e discentes evidenciam também os resultados buscados e alcançados por ambos, a partir de uma educação empreendedora não apenas orientada à transmissão e aquisição de conhecimentos, mas sobretudo voltada ao empreender como uma forma de ser, saber e fazer. Esses resultados da abordagem qualitativa foram corroborados pelos resultados da abordagem quantitativa, que identificaram e quantificaram nos professores e alunos as dimensões da mentalidade empreendedora e as características do comportamento empreendedor. Para a triangulação dos dados, foram cruzadas as expectativas dos alunos em relação à educação empreendedora, identificadas a partir da pesquisa informal, com a visão dos professores em relação à formação empreendedora e seu papel como docentes, provenientes da análise de conteúdo, associadas às características comportamentais e mentalidade empreendedoras dos docentes obtidas por meio dos questionários. Foram ainda cruzados os resultados esperados pelos docentes em relação à formação empreendedora dos alunos, provenientes da análise de conteúdo, com os resultados alcançados pelos alunos, verificados tanto nos depoimentos da pesquisa informal quanto nas características comportamentais e mentalidade empreendedoras mensuradas por meio dos questionários. Os resultados obtidos com essa triangulação evidenciaram associações diretas entre as expectativas dos alunos em relação à educação empreendedora, os resultados que têm obtido, as intensidades das dimensões da mentalidade e características comportamentais empreendedoras, com aquilo que os professores buscam desenvolver nos alunos, o que e como fazem para isso, os resultados que têm alcançado também para si mesmos e as dimensões da mentalidade empreendedora e características comportamentais empreendedoras aferidas entre os docentes. Demonstra-se promissora, a partir desta pesquisa, a busca de maneiras de aperfeiçoamento da educação empreendedora no ensino superior. Há ainda grande espaço de entendimento e contribuição por meio de estudos teóricos e empíricos, não apenas para o desenvolvimento do conhecimento científico, mas também por sua grande aplicabilidade prática no contexto econômico e social. pt_BR
dc.publisher https://repositorio.ufsm.br/handle/1/16023 pt_BR
dc.subject Educação empreendedora; Aprendizagem empreendedora; Mentalidade empreendedora; Comportamento empreendedor; Ser empreendedor pt_BR
dc.title Empreender como uma forma de ser, saber e fazer: o desenvolvimento da mentalidade e do comportamento empreendedores por meio da educação empreendedora. pt_BR
dc.type Other pt_BR


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