Abstract:
Este artigo apresenta um estudo cujo objetivo geral é identificar características de personalidade existentes em empresários que atuam e lideram associações empresariais. Estes empresários líderes doam espontaneamente seu tempo e trabalho pessoal, e muitas vezes também envolvem suas empresas, em prol de um desenvolvimento conjunto e associativo. Esta pesquisa foi realizada com empresários do setor de Tecnologia da Informação, que atuam ou atuaram, de forma voluntária, como lideranças em associações empresariais a nível estadual e nacional no Brasil. O método utilizado para este artigo baseou-se na apresentação de um conjunto de fundamentações teóricas das principais teorias da personalidade, com o intuito de criar e estabelecer condições de análise e determinação das principais características de personalidade que se verificam presentes neste tipo de empresário. A partir desta fundamentação realizou-se uma pesquisa qualitativa e quantitativa com empresários envolvidos no tema da pesquisa, que responderam questionários e foram entrevistados. Como resultado e conclusão do trabalho obtivemos um conjunto de características determinantes e presentes nas personalidades destes empresários, as quais podem servir de direcionadores de preparação, formação e desenvolvimento de jovens empresários para a liderança.