Abstract:
A presente pesquisa caracteriza-se por ser um estudo de caso e também uma pesquisa exploratória e empírica, de abordagem quantitativo-qualitativa, na interface entre as áreas de educação, pedagogia ontopsicológica e ensino superior universitário. O objetivo geral é investigar como a pedagogia ontopsicológica contribui para a formação pessoal e profissional de jovens no ensino superior universitário. Está fundamentada teoricamente em temas relevantes de modo histórico e prático nas áreas da educação, pedagogia e pedagogia ontopsicológica na formação de jovens na contemporaneidade. Os sujeitos de pesquisa foram 49 jovens e adultos, estudantes dos cursos de graduação em Administração, Direito e Sistemas de Informação da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF), localizada na divisa dos municípios de São João do Polêsine e Restinga Seca, no Distrito Recanto Maestro, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Estes jovens com média de 25 anos de idade responderam três testes quantitativos da pesquisa em dois momentos diferentes: ao ingressar nos cursos de graduação no primeiro e segundo trimestres do ano de 2012, e nove meses decorridos do primeiro momento de aplicação dos testes, caracterizando a segunda aplicação dos mesmos, no ano de 2013. Os testes utilizados foram a) Inventário dos Cinco Grande Fatores de Personalidade (Big Five); b) Escala da Existência de Längle; c) Teste Forma Mentis. Posteriormente foi elaborado e aplicado um questionário qualitativo com questões abertas, para colher informações de significados e sentidos dos participantes que obtiveram maior resultado de significância estatística na aplicação dos testes quantitativos. O estudo realizou análises estatísticas e análise de conteúdo e do discurso. Com a análise e discussão dos resultados o problema de pesquisa foi respondido, bem como o objetivo geral e os específicos, produzindo três grandes conclusões. Também foram validadas as hipóteses metodológicas. Conclui-se que a pedagogia ontopsicológica contribui com resultados eficientes no aspecto psicológico dos jovens, uma vez que a dinâmica de desenvolvimento da personalidade durante o período estudado realmente existe, e auxilia no desenvolvimento sadio pessoal, existencial e profissional dos estudantes.