Abstract:
Considerado um mercado que está em constante evolução, o agronegócio atualmente é a principal alavanca da economia brasileira. Inserido neste contexto estão os produtores de soja que ao adquirirem produtos para a lavoura tornam-se um exemplo de consumidor organizacional. Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de identificar quais as estratégias que fornecedores de defensivos agrícolas devem utilizar para conquistar e fidelizar clientes no agronegócio na cultura da soja no município de Restinga Seca, região central do estado do Rio Grande do Sul. A estratégia metodológica utilizada nesta pesquisa pode ser caracterizada como um levantamento quantitativo, com abordagem descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário estruturado em dois blocos. O primeiro bloco contém oito perguntas objetivas referentes a dados sóciodemográficos dos participantes. O segundo, apresenta 34 questões elaboradas na escala Likert de 5 pontos, uma questão relacionada aos itens com maior pontuação. As questões objetivas foram analisadas por meio do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Como principal resultado, no campo gerencial, constatou-se que a confiança é de extrema relevância para o agricultor e deve ser muito bem observada pelas empresas fabricantes de produtos e revendas de defensivos, embora a maioria dos demais fatores citados na pesquisa são considerados importantes durante o processo de compra. Para a academia este estudo fornece subsídios que podem ser utilizados para outros setores da área rural, representando diversas possibilidades de futuras pesquisas.