dc.description.abstract |
O presente trabalho aborda o líder e colaboradores como fatores de maior valor numa organização que prima pela qualidade. Tem como objetivo obter essa valorização através da Formação Ontopsicológica Interdisciplinar Liderística e avalia a qualidade através da evolução do estilo de vida do líder, faturamento, lucro e percepção dos funcionários. A liderança realizou: consultoria e residence de autenticação, e o MBA Business Intuition, Curso de especialização Lato Sensu, que promove o ensino de conteúdos tradicionais associados a uma formação humanista, da Antonio Meneghetti Faculdade. A consultoria e o residence de autenticação são instrumentos de intervenção da escola ontopsicológica, sendo que o primeiro verifica se as ações e intenções do líder são ou não funcionais ao ganho e o segundo refere-se a um estágio full immersion, orientado a grupos com diversificados interesses, com duração de três a sete dias, a fim de realizar uma revisão crítica da consciência dos participantes. Os colaboradores participaram de palestras para resgatar valores humanistas. O estudo ocorreu em 2011, numa empresa da agroindústria, localizada em Uruguaiana-RS, envolvendo dez funcionários e um líder, com nível de ensino entre primeiro grau e terceiro grau completos. A empresa operava deficitariamente e com dificuldades, que eram sempre justificadas pelas oscilações mercadológicas. Utilizou-se a metodologia estudo de caso – história e vivências do líder; questionário de perguntas fechadas – verificação da percepção dos colaboradores quanto ao desenvolvimento profissional e do negócio; e análise de relatórios contábeis – evolução da qualidade. Constatou-se que, depois da formação, o líder evoluiu; a percepção dos funcionários foi positiva; a qualidade, medida pelo faturamento, cresceu 65,3% e pelo lucro, 2,5%; houve aumento do número de colaboradores e evolução da renda salarial, podendo-se concluir que a valorização do líder e colaboradores, através da formação FOIL, incrementou a qualidade da organização. |
pt_BR |