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Estudos de qualidade focados em pesquisas de satisfação de clientes em serviços de saúde baseados na percepção dos mesmos têm mostrado uma mudança na relação médico-cliente e a importância de muitos aspectos desta, principalmente no diz respeito a tipos de comunicação e relação entre os sujeitos envolvidos nessa díade profissional. A partir dessa proposta de pesquisa, buscou-se estudar como a percepção do cliente sobre o serviço na clínica médica e a formação continuada do médico podem contribuir para melhorias que irão favorecer o êxito da atuação profissional. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo em uma clínica médica particular, localizada na cidade de Brasília-DF, que aplicou dois questionários previamente estruturados, com questões abertas e fechadas, para 41 clientes com mais de duas consultas no período que compreendeu o mês de maio de 2011. Para a análise das informações foi realizada análise estatística descritiva através do teste de Friedman, onde são comparados os valores calculados com valores da tabela de distribuição qui-quadrado, de acordo com os graus de liberdade. Para efetuar essas análises foram utilizadas a planilha eletrônica Excel e o software Statistica 7.0. Para a análise das informações coletadas por meio das questões abertas foi utilizado o procedimento de Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram uma mudança do perfil da relação no sentido de um maior profissionalismo e igualdade, assim como o nível de exigência do cliente que não se limita apenas relação
médica de tratamento, mas também especifica outros detalhes do atendimento visto como um bem servir, por exemplo, os aspectos de música ambiente, entre outros, o que denotam uma busca maior pelo aspecto estético, compreendido também como saúde, de modo geral. O destaque de maior valor foi no aspecto humanista no modo de saber servir ao cliente na clínica médica. |
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