Abstract:
Esta pesquisa investiga os impactos da participação de crianças de 6 a 16 anos que
atualmente estão frequentando o Projeto “Orquestra Juvenil Recanto Maestro” e que
participam a quatro anos dos Projetos da Fundação Antonio Meneghetti os quais
seguem os fundamentos da pedagogia Ontopsicológica. O objetivo geral da pesquisa é
investigar quais são as repercussões do ponto de vista da aquisição das habilidades
sociais que a sua participação proporcionou sob o ponto de vista da avaliação de si
mesmos, dos pais e dos desempenhos que constam nos pareceres descritivos escolares.
A pesquisa foi desenvolvida com três grupos G1 (37 alunos participantes do projeto),
G2 (21 colegas de escola dos alunos participantes do projeto) e G3 (37 pais dos alunos
participantes dos projetos). A coleta de dados foi por meio do Sistema de Avaliação de
Habilidades Sociais, do questionário da autora e dos pareceres descritivos escolares. A
pesquisa concluiu que existem diferenças tanto qualitativas quanto quantitativas no que
se refere ao desenvolvimento das habilidades sociais das crianças participantes do
projeto.