Abstract:
Na atualidade a concorrência, em qualquer área de atuação, está cada vez maior. Em
nível nacional e internacional, em consequência, as empresas estão buscando alternativas para tornarem-se mais competitivas e líderes de mercado. O setor calçadista, como os demais, também procura melhorar seus produtos e processos, uma vez que a concorrência é mundial e, pelas características de manufatura neste setor, em que a maioria das empresas trabalha com grandes lotes de produção e baixa variedade, necessitam grandes volumes com um produto padronizado. Atualmente o consumidor está em busca de diferenciação nos produtos, que estão cada vez mais customizados e, consequentemente, os lotes estão menores e com uma grande variedade de produtos. Então há um grande questionamento sobre como atender estes consumidores de uma forma eficaz. Considerando esta realidade, o objetivo de estudo deste artigo é analisar os elementos do programa ‘Conquistando a Perfeição’ da Calçados Beira Rio S.A., para a sua implementação em uma empresa parceira, assim criando um programa de melhoria com base nos conceitos do programa estudado. Verificou-se como funciona o programa na empresa Beira Rio e se iniciou a implementação na empresa parceira após serem
analisados os elementos que esta empresa poderia utilizar para o seu programa. A metodologia utilizada no estudo foi pesquisa bibliográfica alinhada com estudo de caso. Confrontando a bibliografia consultada com o estudo de caso, pode-se evidenciar muitas conquistas e oportunidades para a empresa desde o início da implementação do programa de melhoria.