Abstract:
Entendemos que o conhecimento se dá por quanto e como percebemos, e que a aprendizagem empresarial requer equipe funcionando em unidade de ação com a liderança empresarial. Assumimos a proposta de aplicação experimental junto a equipe de gestores em serviço comercial, no intuito de documentar passagens de envolvimento, sensibilização para mudança em ambientes informais. Buscamos responder a pergunta: que contribuição o desenvolvimento da percepção pode trazer na formação de equipes dirigentes e seus resultados individuais aplicados criativamente na empresa? Neste contexto o objetivo foi buscar compreender a estética como ética e recurso de inovação na formação de pessoas para aprendizagem empresarial e excelência do business. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória com observação participante incluindo-se a ausculta organísmica da pesquisadora. Análise dos dados apontaram resultados positivos em relação à percepção dos valores do Em Si organísmico, evidenciados pelo estado de ânimo atingido pelas participantes que expressaram leveza, alegria, satisfação e sensação de bem estar ao final das atividades. Estética e recursos lúdicos, aplicados em formatos de oficinas criativas, contribuem de modo significativo no autoconhecimento e melhor administração de si. Nos estudos da Ontopsicologia se despertou para a importância de recuperar a consciência ao prazer, pois este é resultado de um posicionamento radical de vida e uma inteligência ordenada.