AMF - Respositório Acadêmico

Alinhamento entre ações motivacionais da empresa e objetivos pessoais dos colaboradores: um estudo de caso

Show simple item record

dc.contributor.author BITTENCOURT, Noa Oliveira
dc.date.accessioned 2020-05-21T19:44:39Z
dc.date.available 2020-05-21T19:44:39Z
dc.date.issued 2019-11-06
dc.identifier.uri http://repositorio.faculdadeam.edu.br/xmlui/handle/123456789/614
dc.description.abstract Um dos temas mais desafiadores da Gestão de Pessoas ainda continua sendo a motivação humana. Neste âmbito, o presente trabalho tem por escopo apurar o alinhamento dos objetivos pessoais dos colaboradores com as ações motivacionais promovidas pela empresa Alfa S/A, analisada neste estudo, que comercializa baterias automotivas na cidade de Santa Maria/RS. Ligada de modo direto aos objetivos dos colaboradores, a motivação é o que proporciona maior engajamento entre os colaboradores e com a empresa. Para isso, foram identificadas as atuais ações motivacionais fomentadas pela organização. Deste modo, esta pesquisa baseou-se na Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas proposta por Maslow (1943). A presente pesquisa é um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada com questões semiestruturadas e a ferramenta Motivograma, como fontes de evidências e análise da empresa para entender as ações motivacionais, bem como a motivação dos colaboradores. Por meio dos resultados da pesquisa, apurou-se que as necessidades de estima e autorrealização representam 41% do total das motivações resultantes da empresa, o que demonstra que a organização está alinhada parcialmente aos colaboradores. As necessidades básicas demonstradas pela maioria dos colaboradores 59%, são as mais fomentadas e supridas pela organização. Os colaboradores que estão realmente motivados têm como fator de motivação elementos como amor à profissão ou busca por conhecimento e são nesses que a empresa precisa focar para não perder personalidades ativas e criativas que exigem autonomia nas suas tarefas e que entendem a importância do trabalho para sua própria realização. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Motivação pt_BR
dc.subject Gestão de Pessoas pt_BR
dc.subject Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas pt_BR
dc.subject Motivograma pt_BR
dc.title Alinhamento entre ações motivacionais da empresa e objetivos pessoais dos colaboradores: um estudo de caso pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search
Browse My Account