Abstract:
Um dos temas mais desafiadores da Gestão de Pessoas ainda continua sendo a motivação
humana. Neste âmbito, o presente trabalho tem por escopo apurar o alinhamento dos objetivos
pessoais dos colaboradores com as ações motivacionais promovidas pela empresa Alfa S/A,
analisada neste estudo, que comercializa baterias automotivas na cidade de Santa Maria/RS.
Ligada de modo direto aos objetivos dos colaboradores, a motivação é o que proporciona maior
engajamento entre os colaboradores e com a empresa. Para isso, foram identificadas as atuais
ações motivacionais fomentadas pela organização. Deste modo, esta pesquisa baseou-se na
Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas proposta por Maslow (1943). A presente
pesquisa é um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada com questões semiestruturadas e
a ferramenta Motivograma, como fontes de evidências e análise da empresa para entender as
ações motivacionais, bem como a motivação dos colaboradores. Por meio dos resultados da
pesquisa, apurou-se que as necessidades de estima e autorrealização representam 41% do total
das motivações resultantes da empresa, o que demonstra que a organização está alinhada
parcialmente aos colaboradores. As necessidades básicas demonstradas pela maioria dos
colaboradores 59%, são as mais fomentadas e supridas pela organização. Os colaboradores que
estão realmente motivados têm como fator de motivação elementos como amor à profissão ou
busca por conhecimento e são nesses que a empresa precisa focar para não perder
personalidades ativas e criativas que exigem autonomia nas suas tarefas e que entendem a
importância do trabalho para sua própria realização.