Abstract:
A problemática da excelência na qualidade em serviços no setor de restaurante foi investigada sob a perspectiva da visão FOIL a respeito da formação humana e técnica. FOIL significa “Formação ontopsicológica Interdisciplinar Liderística” e é voltada para formação, consultoria e cursos na área empresarial. Segundo esta visão todo homem possui um projeto e este projeto deve ser desenvolvido e atuado na história, sendo o trabalho um dos meios para realiza-lo e desenvolve-lo. Sob este ponto de vista, o trabalho e a prestação de serviços torna-se uma ocasião onde desenvolver, aplicar e investir a própria inteligência e potencial. A pesquisa foi de cunho qualitativo e foram
entrevista dos dois Chefs (um italiano e um letão) e um manager da área de restaurantes (brasileiro). As perguntas foram sobre temas da formação, da técnica e da qualidade em serviços, além do comportamento e elementos requisitados em profissionais da área. A respeito da revisão e dos dados coletados percebemos que a técnica é uma base indispensável para o desenvolvimento deste tipo de trabalho, e que a formação é um trabalho continuo que pode envolver também outros profissionais e as próprias empresas
deste ramo. Neste campo a qualidade, além de metas ou conceitos rígidos, se
trata principalmente de um modo de visão em relação ao próprio ser humano.
Além disso, percebemos que a metodologia FOIL, com seus conceitos de saber
servir, forma mentis e life long learning, favorece uma formação profissional de
excelência pois se trata de uma metodologia que forma a personalidade da
pessoa enquanto profissional voltado para atingir seus objetivos e alcançar a
própria realização ou excelência de si mesmo.