Abstract:
Com o avanço da tecnologia chega-se hoje na chamada era da indústria 4.0, nela, entre outros
segmentos, está inclusa o uso da robótica no ambiente empresarial, assim apresentando como
temática da pesquisa essa utilização no marketing empresarial. A escolha dessa temática deu-se a
partir do momento em que a autora iniciou um estágio em uma empresa nesta mesma área que e
assim obteve-se interesse no seu conhecimento, a fim de utilizar principalmente como finalidade
profissional, além de enriquecer pesquisas com esse assunto. O objetivo proposto foi o de
averiguar e ressaltar a influência, como a importância do uso de robôs autônomos em feiras e/ou
eventos e sua utilização citada anteriormente. Foram aplicados três questionários para diferentes
grupos, sendo eles pessoas que já presenciaram o uso da robótica em feiras e/ eventos, o diretor
de uma empresa X do mesmo segmento da pesquisa, e por fim os clientes dessa mesma empresa.
O primeiro questionário apresentou um resultado mostrando que realmente um robô em um
estande traz um grande diferencial, já o segundo apresenta a opinião do diretor sobre a utilidade
do robô Beo e o terceiro mostra de fato, de acordo também com os resultados obtidos pelos
questionários A e B, que é de grande valia essa aplicação no marketing empresarial.