Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo: buscar soluções de logística para reduzir o
impacto que um aumento na demanda possa gerar em determinados períodos do ano, na
distribuição de produtos para os consumidores e varejistas em diversos estados
brasileiros. Para consecução dos objetivos, a pesquisa de cunho qualiquantitativa foi
estruturada através de um estudo de caso em uma empresa de beneficiamento de arroz,
localizadana região central do Rio Grande do Sul. Inicialmente, foram delineados
aspectos importantes para a compreensão do tema em questão, sendo conceituados: a
logística empresarial, sistemas de estoque e armazenagem, os modais de transporte, o
transporte rodoviário, a roteirização e a relação entre marketing e logística. Através das
entrevistas semiestruturadas e da análise dos relatórios, buscou-se coletar informações
sobre o processo realizado e ter base para analisar o que já é feito e poder sugerir
soluções para os problemas encontrados. Os resultados demonstram que é possível
otimizar processos já realizados atualmente e promover mudanças convictas. Como
conclusão, buscando satisfazer cada vez mais o cliente, o presente trabalho apresenta
sugestões para o aprimoramento do processo logístico da empresa, principalmente, no
âmbito da distribuição de produtos.