Abstract:
A internet, sem sombra de dúvida, tem revolucionado vários conceitos e práticas de nossa sociedade, modificando costumes, atitudes e processos, sejam eles pessoais ou corporativos. Nesta onda de mudanças encontramos tendências relativas ao modo como os usuários, pessoas ou empresas, usam a internet para adquirir bens ou serviços, como se relacionam com clientes e fornecedores e como realizam transações comerciais. O chamado e-commerce, ou comércio eletrônico, é hoje uma forma de fazer negócios consolidada e de forte impacto na economia mundial. É natural que se há comércio, alguma forma de marketing seja praticado, e esse é o tema de deste trabalho. É correto afirmar que o marketing ganhou uma nova roupagem e força utilizando-se da internet e há uma gama de formas de se fazer marketing via web, neste trabalho o marketing digital terá como viés as mídias sociais. Este estudo tem como foco principal estudar como tem sido concebido pelos autores a relação entre o marketing e as mídias sociais. Procurou-se, a partir dos princípios teóricos sobre marketing, internet, redes sociais (com as principais redes: Orkut, YouTube, Twitter e Facebook, e principalmente essa) e mídias sociais construir novos entendimentos afim de explicitar as possibilidades que existem, identificar como as redes sociais estão sendo utilizadas e também compreender quais as possibilidades de fazer marketing em mídias sociais obtendo maior retorno sobre o esforço realizado em divulgações da marca ou produto/serviço. A metodologia utilizada foi a pesquisa teórico-bibliográfica, que trata de exploração de conceitos, princípios e elementos teóricos, trazendo também figuras, gráficos, esquemas para melhor entendimento sobre o tema. Com tudo isso, conclui-se que o marketing nas mídias sociais é importante e traz resultados positivos e que as empresas devem acompanhar seus consumidores aonde eles estão no momento, e atualmente, os consumidores estão muito presentes nas redes sociais.