| dc.description.abstract | A partir da observação acerca da necessidade de opções diferenciadas de bares e restaurantes 
na região de Santuário, município de Restinga Sêca, no Rio Grande do Sul, torna-se oportuna 
a verificação sobre o possível mercado para um novo empreendimento. Nesse sentido, este 
estudo tem como objetivo investigar a viabilidade para a concretização desse negócio. Dessa 
forma, investigou-se o perfil do público de interesse, buscando compreender seus hábitos de 
consumo e percepção acerca da qualidade dos serviços esperada de bares e restaurantes. Para 
tanto, aplicou-se um instrumento quantitativo a partir de um questionário respondido por 164 
indivíduos que residem na região. Identificou-se, portanto, a partir dos dados obtidos, que se 
trata de uma comunidade que costuma sair para jantar ou se distrair, que prima por um local 
com ambiente e cardápio diferenciados e que gostaria de frequentar um bar com diferenciais de 
atendimento e organização, que também propicie experiências de bem-estar por meio de ações 
como música ao vivo. Observou-se, ainda, que a região carece de um local como o mencionado, 
já que a maioria dos respondentes afirma não encontrar esse ambiente diferenciado na região e, 
ademais, todos responderam que frequentariam ou provavelmente frequentariam o novo bar. 
Por fim, destaca-se a concretização do trabalho de conclusão de curso e a viabilidade do futuro 
empreendimento proposto. | pt_BR |