Abstract:
A partir da observação acerca da necessidade de opções diferenciadas de bares e restaurantes
na região de Santuário, município de Restinga Sêca, no Rio Grande do Sul, torna-se oportuna
a verificação sobre o possível mercado para um novo empreendimento. Nesse sentido, este
estudo tem como objetivo investigar a viabilidade para a concretização desse negócio. Dessa
forma, investigou-se o perfil do público de interesse, buscando compreender seus hábitos de
consumo e percepção acerca da qualidade dos serviços esperada de bares e restaurantes. Para
tanto, aplicou-se um instrumento quantitativo a partir de um questionário respondido por 164
indivíduos que residem na região. Identificou-se, portanto, a partir dos dados obtidos, que se
trata de uma comunidade que costuma sair para jantar ou se distrair, que prima por um local
com ambiente e cardápio diferenciados e que gostaria de frequentar um bar com diferenciais de
atendimento e organização, que também propicie experiências de bem-estar por meio de ações
como música ao vivo. Observou-se, ainda, que a região carece de um local como o mencionado,
já que a maioria dos respondentes afirma não encontrar esse ambiente diferenciado na região e,
ademais, todos responderam que frequentariam ou provavelmente frequentariam o novo bar.
Por fim, destaca-se a concretização do trabalho de conclusão de curso e a viabilidade do futuro
empreendimento proposto.