| dc.description.abstract | A liderança feminina vem ganhando espaço no meio empresarial. A mulher inserida 
neste contexto promove novos estilos de liderança, não menos e nem mais importante 
que o homem. Desta forma este estudo buscou compreender como a estética pode ser 
utilizada como uma ferramenta de apoio do empoderamento da mulher, reforçando a 
própria capacidade de liderança. Para esta compreensão, a pesquisa foi realizada em 
dois municípios, em Restinga Sêca e Santa Maria/RS aplicando-se um questionário com 
10 mulheres que são empreendedoras. Essa pesquisa abordou elementos a partir da 
percepção das mulheres em relação à vestimenta e maquiagem. Para as mulheres 
pesquisadas a vestimenta, a maquiagem e o cuidado com o cabelo, podem ser 
importantes para a construção de sua autoestima e autoconfiança. Este cuidado poderia 
favorecer assim o seu empoderamento e ampliar o seu raio de ação, transparecendo em 
suas decisões e na forma de liderar, o que pode ser um benefício que, aliado com a sua 
inteligência, planejamento e competências, possibilitariam melhores resultados. | pt_BR |