Abstract:
A liderança feminina vem ganhando espaço no meio empresarial. A mulher inserida
neste contexto promove novos estilos de liderança, não menos e nem mais importante
que o homem. Desta forma este estudo buscou compreender como a estética pode ser
utilizada como uma ferramenta de apoio do empoderamento da mulher, reforçando a
própria capacidade de liderança. Para esta compreensão, a pesquisa foi realizada em
dois municípios, em Restinga Sêca e Santa Maria/RS aplicando-se um questionário com
10 mulheres que são empreendedoras. Essa pesquisa abordou elementos a partir da
percepção das mulheres em relação à vestimenta e maquiagem. Para as mulheres
pesquisadas a vestimenta, a maquiagem e o cuidado com o cabelo, podem ser
importantes para a construção de sua autoestima e autoconfiança. Este cuidado poderia
favorecer assim o seu empoderamento e ampliar o seu raio de ação, transparecendo em
suas decisões e na forma de liderar, o que pode ser um benefício que, aliado com a sua
inteligência, planejamento e competências, possibilitariam melhores resultados.