AMF - Respositório Acadêmico

Como aprendemos a nós mesmos? A influência do adulto-mãe e das professoras de ensino infantil no processo de apropriação do próprio corpo pela criança

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dc.contributor.author RAMBO, Márcia Cristiane
dc.date.accessioned 2022-07-08T20:23:35Z
dc.date.available 2022-07-08T20:23:35Z
dc.date.issued 2022-04-13
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/771
dc.description.abstract Este artigo volta-se ao processo de apropriação do próprio corpo e o desenvolvimento da autonomia nos três primeiros anos de vida, buscando-se construir a compreensão de como este processo é influenciado pelo adulto-mãe: adulto de maior referência afetiva para a criança, e pelas suas professoras, bem como a importância do adulto preparado na relação com a criança. A pesquisa busca refletir sobre experiências práticas, sobretudo em sala de aula, através da revisão bibliográfica de algumas obras do Acad. Prof. Antonio Meneghetti, e de Maria Montessori. O adulto é o ponto de referência para a criança, faz papel de mediar a relação desta com o mundo, tendo como papel importante o de observador e facilitador da construção da autonomia da criança para o desenvolvimento do seu potencial de natureza, desde os primeiros anos de vida, que são a base para seu desenvolvimento. en_US
dc.subject Educação Infantil en_US
dc.subject Desenvolvimento Infantil en_US
dc.subject Adulto-mãe en_US
dc.subject Ontopsicologia en_US
dc.subject Autonomia da criança en_US
dc.title Como aprendemos a nós mesmos? A influência do adulto-mãe e das professoras de ensino infantil no processo de apropriação do próprio corpo pela criança en_US


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