AMF - Respositório Acadêmico

Pedagogia ontopsicológica: possibilidade para a geografia global

Show simple item record

dc.contributor.author ROSSATO, Paula Savegnago
dc.date.accessioned 2022-07-12T17:29:54Z
dc.date.available 2022-07-12T17:29:54Z
dc.date.issued 2022-02-13
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/775
dc.description.abstract A geografia acadêmica e também a geografia escolar se apresentam divididas em Geografia Física e Geografia Humana e dentro de cada um desses campos de estudo encontramos ainda muitas especificações que correspondem a estudos que dizem respeito à natureza e ao homem, respectivamente. Essa situação tem ocasionado uma compreensão da realidade também fragmentada: os estudantes não estão, em sua maioria, construindo aprendizagens que fazem relação dos elementos da natureza com os da sociedade e ainda considerando o homem algo à parte da natureza. Desse modo a presente pesquisa busca uma solução para essa problemática nos conceitos e no fazer pedagógico da ciência ontopsicológica. Para isso, buscou-se entendimento em bibliografias específicas da ciência geográfica e da Ontopsicologia, realizou-se análise dos documentos orientadores da educação brasileira Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre quais são os objetivos das aprendizagens de geografia. Segundo algumas atividades observadas em sala de aula do ensino fundamental e também em questionário respondido por professores de geografia e pedagogos, pode-se constatar muito claramente essa situação da separação dicotômica da geografia e ainda mais evidente ficou a exclusão do homem em relação ao espaço da natureza. A ciência Ontopsicológica apresenta uma compreensão diferente sobre o homem e a natureza, pois considera o homem como ente feito do e no Planeta Terra e a natureza a forma como o mesmo faz suas escolhas se são coerentes a sua original identidade e por isso sua relação com o ambiente será sempre positiva, tendo esse ente um conhecimento profundo de si mesmo. No fazer da pedagogia ontopsicológica, encontramos uma possibilidade de, a partir do que diz essa ciência sobre o autoconhecimento, desenvolver atividades que podem levar à construção de aprendizagens geográficas construídas segundo a relação de elementos humanos e físicos, locais e globais e colocando o homem em sua real situação de homem natural. Desse modo, pode se ter estudantes muito mais comprometidos com os espaços que ocupam, promovendo através do autoconhecimento o desenvolvimento de si e da sociedade. en_US
dc.subject Ontopsicologia en_US
dc.subject Geografia en_US
dc.subject Pedagogia Ontopsicológica en_US
dc.subject Homem en_US
dc.subject Natureza en_US
dc.title Pedagogia ontopsicológica: possibilidade para a geografia global en_US


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account