Abstract:
Com a implantação da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, alguns
componentes curriculares foram acrescentados a grade de disciplinas do Ensino
Fundamental e Ensino Médio, dentre elas o Projeto de Vida, disciplina que visa auxiliar
no desenvolvimento integral dos educandos. Mas quando implantada nas escolas
percebemos que os professores não estão preparados para trabalhar este componente e,
na maioria das vezes são professores que aceitam ministrar o componente para fechar a
sua carga horária. Assim através de um estudo exploratório com abordagem quali quantitativa, buscamos compreender de que forma a Pedagogia Ontopsicológica pode
auxiliar na formação de professores e na organização curricular deste componente. Os
resultados apontam que a BNCC propõe uma formação integral, e ao realizar a pesquisa
percebemos que ainda há dúvidas sobre o que é esta formação integral e de que forma ela
pode ser inserida no ambiente escolar. E 57% dos professores, participantes da pesquisa,
responderam que estão preparados “em parte” ou “não estão preparados” para ministrar
essa disciplina.